Sabe aquele guru de marketing digital que você segue ou aquele que, vira e mexe, aparece via anúncio pago prometendo um resultado milagroso através de uma criação de conteúdo simples e rápida, como se isso fosse a soluções de todos os problemas de quem empreende?
Então...
Tá sentada? Se não, já senta porque hoje eu vou te contar como essa conversa dos gurus é pura falácia. E pior, pode te colocar em um ciclo de mal-estar por não conseguir os resultados que eles prometem.
Então lá vai:
Não é possível garantir resultados exatos, independente da métrica desejada, seja ela de ganho de seguidores, faturamento, alcance no Instagram ou aumento de vendas, mesmo com uma estratégia de conteúdo perfeita!
Isso porque existem muitas variáveis que não podemos controlar. Vou te apontar seis delas agora:
1. Algoritmo do Instagram
O algoritmo do Instagram é praticamente uma "caixa preta", ou seja, ninguém sabe exatamente como ele funciona, justamente porque ele vive mudando. O que funciona hoje pode não funcionar amanhã.
Mesmo com uma estratégia perfeita, o algoritmo pode decidir mostrar ou não o seu conteúdo para uma parte do seu público ou para novos seguidores potenciais. Ele leva em consideração diversos fatores como o comportamento dos usuários, o tipo de conteúdo, o engajamento inicial (curtidas, comentários, compartilhamentos) e até mesmo o horário de publicação levando em consideração o horário que a sua audiência consome mais.
Embora haja a possibilidade de você tentar "burlar" o algoritmo, fazendo tudo aquilo que ele gosta, ainda assim, existem outros fatores que não permitem nada além de possíveis resultados.
2. Comportamento dos Usuários
Os usuários do Instagram têm preferências e comportamentos que mudam constantemente. O que chama atenção de uma pessoa hoje pode não chamar amanhã.
Há também as tendências de consumo de conteúdo que mudam rapidamente em especial conforme o poder de compra vai chegando às novas gerações como vem sendo a realidade com a entrada da Geração Z no mercado de trabalho. Além disso deve-se levar em consideração o número crescente de usuários novos na plataforma, que podem trazer consigo novos hábitos de consumo,
Isso significa que o que está funcionando bem em termos de atração de seguidores ou vendas pode mudar a qualquer momento.
3. Concorrência e Saturação de Formatos
O Instagram é uma plataforma extremamente concorrida, com milhões de criadores de conteúdo postando diariamente. À medida que mais pessoas e empresas competem pela atenção dos usuários, fica mais difícil garantir um crescimento linear ou previsível de forma tanto orgânica como paga.
A saturação de formato está relacionada ao fato de que, além de estar surgindo novas plataformas e formatos, de e para conteúdo, as mesmas estratégias podem não funcionar da mesma maneira, nem para todos e nem para sempre.
Por isso é importante conhecer a base do marketing de conteúdo e saber adaptar a criação de conteúdo para cada plataforma e formato.
4. Mudanças Externas e Contexto Social
Fatores externos como eventos globais (pandemias, crises econômicas, mudanças políticas e até mesmo crises climáticas) podem afetar drasticamente o comportamento dos consumidores e o desempenho das estratégias de marketing.
Durante uma crise, por exemplo, as prioridades das pessoas mudam, e elas podem parar de gastar dinheiro em certos tipos de produtos ou serviços, impactando diretamente as vendas e o engajamento no Instagram.
5. Influência de Outros Fatores no Faturamento e Vendas
O faturamento e as vendas não dependem apenas de uma boa estratégia de conteúdo no Instagram.
Outros fatores como a qualidade do produto ou serviço, o atendimento ao cliente, a reputação da marca, o preço, a experiência do cliente no site ou na loja, e até mesmo a logística (como entrega e estoque) influenciam diretamente nas vendas.
Ou seja, uma estratégia de conteúdo pode atrair clientes, mas outros fatores fora do controle do marketing de conteúdo são decisivos na conversão em vendas.
6. Imprevisibilidade Humana
Não esqueçamos também da imprevisibilidade humana, afinal de contas, o comportamento humano é imprevisível.
As pessoas mudam de opinião, preferências e comportamentos de acordo com as suas experiências e influências. Elas podem decidir seguir ou deixar de seguir um perfil, comprar ou não comprar um produto por razões que muitas vezes não conseguimos prever ou controlar.
A diferença entre os Profissionais de Marketing e os gurus da Internet
Mesmo depois desses seis pontos que eu te apresentei, eu ainda reforço o meu posicionamento te dizendo que você não precisa acreditar em mim, mas acredite neles:
Confie nesses caras que são as grandes referências do marketing no Brasil e no mundo.
Qualquer bom profissional de marketing, um profissional respeitável e responsável sabe que o mais perto que se pode chegar de um número definido, independente da métrica escolhida são as previsões com base em pesquisas de mercado e histórico do negócio. Mas sem certezas absolutas.
“Raquel, mas a fulana conseguiu... a prima da amiga da minha prima conseguiu...”
Que bom para elas, que ótimo pra elas!
Mas como você acabou de ver, existem muitas variáveis que não podemos controlar a ponto de dar uma garantia.
A guruzada vai dizer que eu estou dando um tiro no pé falando isso. Afinal de contas, eu trabalho como estrategista de conteúdo. Mas embora eu queira sim que você que está precisando de uma estratégia de conteúdo, a faça comigo, eu quero que você me contrate por confiar em mim e saiba que eu estou aqui pra te ajudar de verdade e não fazer uma oferta irresistível, e depois, na hora da entrega, chegar com um trabalho bem mais ou menos.
Entenda melhor como funciona uma estratégia de conteúdo:
Portanto, quero deixar claro que, mesmo que você tenha uma estratégia de conteúdo bem planejada e executada, essas variáveis mostram por que não é possível garantir resultados exatos.
O marketing de conteúdo, mais precisamente a estratégia de conteúdo, pode sim aumentar as chances de sucesso, mas não elimina as incertezas inerentes ao comportamento humano e às plataformas digitais.
Se você quer aprender mais sobre marketing de conteúdo, eu te convido a conferir os outros conteúdos aqui do blog.
Comments