A presença online é crucial para praticamente todos os empreendimentos, sejam eles negócios físicos ou virtuais. Com o boom das mídias sociais, surge uma distinção entre as abordagens para criar conteúdo: a influenciadora, ainda chamada por muitos, de forma pejorativa, de "blogueirinha", a criadora de conteúdo e a profissional que utiliza o conteúdo para divulgar seu próprio negócio.
Mas afinal de contas, como cada perfil monetiza e como você pode aprender a vender mais na Internet com cada um deles?
Isso é o que vou te mostrar hoje, então bora conferir o post!
Blogueirinha
Influenciadora ou "blogueirinha" durante muito tempo eram termos associados as mulheres que criavam conteúdos sobre moda e estilo, maquiagem e cabelo, viagens e estilo de vida.
Porém, com a mudança de comportamento dos consumidores, principalmente após a Covid19, profissionais dessas áreas como, Consultoras de moda, Analistas de Coloração Pessoal, Maquiadoras, Cabelereiras, Agentes de Viagem, Personal Trainers e Nutricionistas entre outras tantas, sentiram a necessidade de estarem presentes nas redes sociais para ofertarem os seus serviços, mas principalmente para refutar algumas das dicas absurdas e sem fundamentos dadas por algumas "blogueiras".
Com isso, aos poucos foi ficando restrito o termo "blogueirinha" para aquelas que se posicionavam pelo seu estilo de vida mais glamoroso com muito foco em conteúdos pessoais.
Embora ainda vistas com maus olhos por muitas pessoas, as influenciadoras criam conteúdos que visam inspirar, entreter e engajar seus seguidores, e são experts em criar comunidades fortes, o que faz com que grandes marcas queiram contratá-las pelo poder da influencia que elas têm com o público.
Mas cuidado! Influenciadoras, mesmo que com um número alto de seguidores, nem sempre são a solução para as marcas. Isso porque não adianta um número grandioso de seguidores e pouca conversão.
Criadora de conteúdo
Criadoras de conteúdo vêm do mesmo berço das influenciadoras, porém o termo criador de conteúdo seja muito mais amplo e também associados aos humoristas, gameplayers, comentaristas políticos, amadores da área de finanças entre outros.
Porém, contudo, entretanto, todavia...
Se a gente olhar com bastante atenção no que diferencia um criador de conteúdo de uma influenciadora é o fato de que na maioria das vezes o termo "influenciadora" também é usado de forma mais pejorativa por se tratar de conteúdos com temas relacionados a assuntos considerados mais femininos. O puro suco do machismo e da misoginia.
Profissional que Vende pela Internet
Por outro lado, quando estamos falando de uma profissional que cria conteúdo para divulgar seu próprio negócio, embora ainda haja certos preconceitos, parece que há um respeito maior por uma dentista, uma psicóloga, uma lojista ou uma advogada criando conteúdo para ofertar os seus produtos e serviços, do que por pessoas que falam sobre assuntos mais casuais, de estilo e entretenimento ou pessoas que não possuem experiências empíricas ou acadêmicas nos assuntos que abordam, mas principalmente, se não há um produto ou serviço próprio sendo ofertado.
Como cada perfil monetiza no Instagram?
Enquanto as influenciadoras e muitas criadoras de conteúdo dependem prioritariamente da contratação de marcas para publicidade como ganha pão, as profissionais que criam conteúdo para vender na Internet priorizam a venda dos seus produtos e serviços.
Mas claro que isso não é a regra. Há influenciadoras e criadoras de conteúdo com produtos próprios (collab com marcas ou não), assim como há profissionais nichadas que fazem publicidades.
Como você pode vender mais na Internet?
O que vai te ajudar a vender mais na Internet é na verdade o segredo do crescimento estrondoso da Creator Ecoonomy.
A união entre a leveza e intimidade dos conteúdos das influenciadoras, a criatividade e dinamismo das criadoras de conteúdo e foco nas vendas das profissionais autônomas e empreendedoras que divulgam o próprio negócio.
Ou seja, pra ser uma profissional que vende bem na Internet, antes é preciso criar bons conteúdos, conteúdos que conectem com a audiência, que inspirem, ensinem, entretenham e ofertem o seu produto ou serviço.
Para fazer isso você precisa ser um pouquinho influenciadora, muito criadora de conteúdo e um pouco vendedora. Mas claro, fazendo tudo de forma intencional e estratégica.
E se você quer ter uma estratégia personalizada para o seu negócio, clique no banner abaixo:
Comments