Esse texto é especialmente para você que acha que não é uma pessoa criativa e acredita que a criatividade é dom. Já vou dando spoiler, não é!
Muito provavelmente você já ouviu por aí que “quem fala com todo mundo mundo, não fala com ninguém”, e tem chances de você ter ouvido isso de mim. Mas se por acaso foi de mim que você ouviu isso, você sabe que isso faz referência ao fato de que, como empreendedora é preciso focar em um nicho específico e um público específico para conseguir desenhar a tua estratégia de comunicação. O que não quer dizer que você não vai atingir outros públicos.
Pois bem, sabendo disso, muitas empreendedoras acabam se focando muito em se especializar dentro do seu nicho, mas é preciso tomar cuidado para não cair na armadilha de se limitar apenas ao conhecimento relacionado à nossa área de atuação.
Mas o que isso tem a ver com bloqueio criativo? Tudo!
Bloqueio Criativo Nunca Mais
Independente se você é uma empreendedora do meio criativo ou não, se você usa as redes sociais para divulgar o seu negócio através de conteúdos, você sabe que não é todo dia que a gente acorda inspirada sabendo quais posts criar.
Isso é extremamente normal, porém há uma forma de amenizar esse bloqueio criativo e nunca mais se desesperar por falta de ideias. E a solução é:
Saia da sua bolha!
Ou seja, não foque o seu tempo de estudo apenas naquilo que é referente a sua área de atuação ou ao seu negócio. Busque por referência, crie repertório, tenha um novo olhar sobre as coisas, sobre a vida.
Saindo da bolha
A vida da empreendedora brasileira não é fácil, eu sei muito bem disso amiga, por isso eu sei que fica difícil até mesmo se interessar por outras áreas que não a nossa. Mas existem temas que podem complementar a sua área trabalho trazendo uma nova perspectiva para o seu negócio, e algumas até mesmo podem ser essenciais para o seu crescimento, como é o caso do marketing digital, finanças, gerenciamento de negócios e até mesmo oratória.
Mas nem só de estudo se faz uma boa profissional. É importante que você tenha descanso, o bom e velho ócio criativo.
Esse papinho furado de “trabalhe enquanto eles dormem” e meritocracia é de gente que se nega enxergar a realidade do país onde a gente vive. Basta ser minimamente coerente para perceber que uma experiência pessoal não pode ser usada como modelo a ser seguido, principalmente quando temos dados que nos mostram o contrário.
Confira o artigo Empreendedorismo Feminino no Brasil: O Papel Vital do Marketing Digital para ver os dados sobre empreendedorismo feminino no Brasil.
Por isso, assim como o nome do livro de Paul Lafargue, você empreendedora tem direito à preguiça. Inclusive, o momento do descanso, do ócio, ou da preguiça, como você queira chamar, é um dos principais momentos de surgimento de ideias e estimulo à criatividade.
Ler um bom livro, assistir um filme, uma série, ouvir um podcast, todas são atividades que as vezes deixamos pra trás na correria da vida e que podem nos ajudar a relaxar mais nos momentos de descanso e ainda se tornarem referências e estímulos criativos pro nosso dia a dia.
Confira o vídeo abaixo:
E aqui estão algumas razões pelas quais a busca por conhecimento fora da nossa área de atuação e o ócio criativo são tão valiosos:
Estímulo à Criatividade: Ao expor nossa mente a novas ideias, conceitos e perspectivas, somos desafiados a pensar de forma mais criativa. A interseção de diferentes áreas e assuntos podem gerar ideias únicas e soluções inovadoras para problemas existentes.
Ampliação do Repertório: Quanto mais diversificado for nosso repertório de conhecimento, mais recursos teremos à nossa disposição para criar conteúdo interessante e relevante. Elementos de diferentes campos podem ser combinados de maneiras inesperadas, enriquecendo nossas criações.
Quebra de Barreiras Mentais: Ao nos aventurarmos fora da nossa área de habitual e nos permitirmos o descanso criativo, expandimos nossos horizontes e quebramos barreiras mentais que podem estar limitando nossa criatividade. Isso nos permite abordar problemas de maneira mais flexível e adaptável.
Inspiração e Referências: O conhecimento adquirido em diferentes áreas pode servir como fonte de inspiração para nossas próprias criações. Ideias e conceitos que inicialmente parecem desconectados podem se fundir de maneira surpreendente, resultando em conteúdo verdadeiramente original.
Diferenciação Competitiva: Com tantas áreas saturadas de informações, destacar-se exige originalidade e singularidade. Ao buscar conhecimento fora da nossa área de atuação e abraçar os momentos de ócio criativo, podemos encontrar nichos inexplorados e oportunidades de diferenciação que nos destacam da concorrência tornando-se um diferencial no nosso posicionamento profissional e reforçando a nossa autenticidade.
Portanto, ao invés de nos limitarmos a uma única área de conhecimento, devemos abraçar a diversidade e a interdisciplinaridade como fontes de inspiração e crescimento. Ao fazer isso, não apenas enriquecemos nossa própria jornada intelectual, mas também ampliamos nosso potencial para criar conteúdos mais interessantes, impactantes e inovadores, além de sermos mais eficientes no trabalho por não nos prendermos em rotinas cansativas e excessivas de trabalho.
E se você, trabalhadora autônoma ou empreendedora, quer transformar o seu conteúdo do Instagram em vendas, clique no banner aqui abaixo:
Comments